Fechar Ads

Usinas diminuem ritmo de moagem no Norte-Nordeste

Alegando falta de cana no campo, duas unidades em Pernambuco planejam encerrar as atividades ainda neste mês
Por  Guilherme Nastari
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Após um bom ritmo de moagem no primeiro terço da safra, as usinas do Norte-Nordeste começaram a enfrentar canaviais com problemas no rendimento. Alegando falta de cana no campo, duas unidades em Pernambuco planejam encerrar as atividades ainda neste mês.

O clima segue predominantemente seco na região Norte-Nordeste, tornando as condições dos canaviais para o terço final da safra ainda mais preocupantes. Esse cenário, aliado a um contexto de baixos investimentos em tratos culturais, pode fazer com que a moagem total em 2016/17 atinja o mesmo volume processado na temporada anterior.

Segundo dados da consultoria DATAGRO, na primeira quinzena de novembro foram processadas 4,21 milhões de toneladas de cana, uma queda de 1,3% sobre igual período do ano passado. Assim, no somatório da safra a moagem no Norte-Nordeste totalizou 25,05 milhões de toneladas, uma redução de 2% em relação ao mesmo período de 2015/16 (25,56 milhões de toneladas).

No acumulado da safra, a produção de açúcar totalizou 1,4 milhão de toneladas, alta de 31,9% sobre os números da safra passada. Em contrapartida, no mesmo intervalo, a produção de etanol recuou 19,7%, chegando a 946,64 milhões de litros.  

Compartilhe

Mais de Por dentro Agronegócio