Portabilidade: 12,7% dos pedidos foram cancelados pelos próprios usuários

Desde o início do serviço, em setembro, quase 340 mil pedidos, dos mais de 2,6 milhões feitos, foram cancelados

Camila F. de Mendonça

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SÃO PAULO – Desde setembro do ano passado, quando o serviço de portabilidade ficou disponível, a quantidade de números portados ultrapassou os 2 milhões. O número, porém, poderia ser maior, se não fosse o alto índice de desistências por parte dos usuários.

Até o último dia 23, 12,7% de todos os pedidos de portabilidade feitos desde setembro (2.675.485) foram cancelados pelo próprio usuário. O percentual equivale a quase 340 mil pedidos. Outros 7,9% (ou quase 212 mil pedidos) não foram efetivados por razões relacionadas ao processo das informações cadastrais.

Isso acontece quando as informações que o usuário passa para a nova operadora não coincidem com aquelas detidas pela operadora atual. Dessa forma, o processo é interrompido até que as informações fiquem corretas.

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Entre os pedidos, 1% (ou quase 27 mil) não foi atendido por questões relacionadas ao processo de migração. Outro 0,5% estava em processamento, dentro do período regulamentar de cinco dias úteis de migração.

2,6 milhões de pedidos, 2 milhões atendidos

De acordo com dados divulgados na segunda-feira (24) pela ABR Telecom (Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações), que administra a portabilidade numérica no Brasil, 2.014.678 números foram portados, o que corresponde a 75,3% de eficiência, considerando que foram realizados 2,6 milhões de pedidos no período de 1º de setembro de 2008 até o último dia 23 de agosto.

Das solicitações concluídas, 1,369 milhão ou 68% vêm da telefonia móvel, enquanto os fixos respondem por 32% ou 645.535 do total. Considerando o total de pedidos, a telefonia móvel responde por 65% e a fixa, por 35%.

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Para poder trocar de operadora sem perder o número, o usuário deve procurar a empresa para a qual gostaria de migrar e fazer a solicitação. Para efetuar a troca, é necessário informar dados como o nome completo, o número do documento de identidade e o nome da operadora de onde está saindo. Além disso, também é necessário comprovar a titularidade da linha.