Novas regras não barram “achatamento” do valor das aposentadorias, diz IBDP

Para presidente de instituto, aposentadoria deveria ser baseada no salário mínimo, que sofre reajustes maiores

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – As mudanças no cálculo de reajuste das aposentadorias acima de um mínimo não devem barrar o “achatamento” que vem ocorrendo no valor do benefício, de acordo com a presidente do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário), Melissa Folmann.

De acordo com as mudanças, que devem passar por aprovação no Congresso Nacional, aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que recebem acima do piso previdenciário (salário mínimo) terão, nos anos de 2010 e 2011, reposição da inflação acrescida de 50% do produto nacional, nos moldes da política do salário mínimo.

Desta forma, o índice de aumento deve ficar em torno de 6%, considerando o INPC de 3,49% em 2009 e o PIB de 5,5% do ano passado. O ganho real deve ser de 2,5%.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Poder de compra

Desde 1991, o aumento percentual das aposentadorias superiores ao piso foi desvinculado do mínimo. “As pessoas calculam seu salário em relação ao mínimo e, no caso dos benefícios previdenciários, também. E isso tem razão histórica, porque até 1991 o benefício era dado de acordo com o salário mínimo. Em 1991, mudou a lei e o benefício foi indexado conforme a inflação”.

Essa política, de acordo com Melissa, prejudicou 8 milhões de beneficiados do INSS que ganhavam acima do salário mínimo. “Nós estamos vendo um achatamento dos valores das aposentadorias”, destacou a presidente do IBDP.

Para ela, o acordo do governo é paliativo, mas não resolve o problema de perda do poder de compra das aposentadorias, que é garantido pela Constituição. “O governo alega que mantém o poder de compra dos aposentados, mas há uma diferença entre a inflação das prateleiras e a calculada nos gabinetes da Presidência”.

Continua depois da publicidade

Projeto de Lei

O acordo feito entre governo e centrais sindicais visa a substituir diversos projetos de lei que tramitavam no Legislativo. Dentre eles, estava o do senador Paulo Paim (PT-RS), que objetivava vincular os benefícios dos aposentados e pensionistas do INSS ao salário mínimo.

Isso porque, nos últimos anos, os reajustes do salário mínimo estavam sendo superiores aos concedidos às aposentadorias, a exemplo de 2004, quando o aumento do mínimo foi de 8,33% e o dos benefícios, de 4,53%, uma diferença de 80%.

“A perda até hoje, se usarmos como referência o ano de 1995, já chega a 60% (…) Se isto não mudar, muito em breve todos os aposentados estarão ganhando somente um salário mínimo, o que, com certeza, não permitirá que eles vivam com dignidade”, afirma o senador em seu projeto.