China ultrapassa EUA e lidera lista de supercomputadores

Estados Unidos ocupa a segunda e a terceira posições

Publicidade

SÃO PAULO – O supercomputador chinês Tianhe-2 lidera a lista dos 500 supercomputadores mais rápidos do mundo. A equipe de pesquisadores internacionais, que organiza o ranking, se disse surpresa, pois o sistema tinha previsão para ficar pronto em 2015.

De acordo com o jornal BBC News, os Estados Unidos ocupa a segunda e a terceira posições, com o Titan e o Sequoia, respectivamente. A última vez que a China liderou o ranking foi no período entre novembro de 2010 e junho de 2011.

A atual versão da lista foi publicada para coincidir com a Conferência Internacional de Supercomputação, em Leipzig, na Alemanha.

Características
O computador chinês opera em 33,86 petaflop/s, o equivalente a 33,860 trilhões de cálculos por segundo, e um total de 3,12 milhões de núcleos de processador. O projeto foi patrocinado pelo Programa 863 do governo da China, em um esforço para tornar as indústrias hi-tech do país mais competitiva e menos dependentes dos rivais estrangeiros.