Salário de diretores jurídicos cresce 4% este ano, revela pesquisa da Hay Group

Além disso, o valor total recebido por esses executivos, soma dos salários e dos bônus, registraram alta de 9% ante 2008

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O salário-base dos diretores jurídicos de grandes empresas nacionais teve, em 2009, aumento de 4%.

Além disso, o valor total recebido por esses executivos, soma dos salários e dos bônus, registrou alta de 9%, na comparação com o ano de 2008. Apesar de o percentual ser positivo é, na realidade, menor do que o resultado obtido no ano anterior, quando o total em dinheiro havia tido crescimento de 10%, em relação a 2007.

A constatação é de uma pesquisa, intitulada “Top Executive Compensation”, da consultoria de gestão de negócios Hay Group.

Continua depois da publicidade

Participaram do levantamento 2.689 executivos, de 227 diferentes organizações.

Incentivos de curto prazo

Os incentivos de curto prazo, por sua vez, que incluem participação nos lucros e bônus desses profissionais, sofreram queda de 15% na comparação com 2008, chegando a representar 65% do salário-base em 2009 – percentual menor do que o obtido no ano passado, de acordo com a pesquisa.

É possível que o resultado seja reflexo da crise mundial da economia, que atingiu as empresas mais incisivamente no final do ano passado. Para se ter uma ideia, em 2008, os incentivos chegaram a representar 74% do salário-base.

Continua depois da publicidade

Quanto aos incentivos de longo prazo, como stock option, foi registrada uma retração de 18% no pacote de remuneração dos diretores jurídicos, passando de 41% em 2008 para 23% este ano.