Índice de Confiança de Serviços avança 0,2% em fevereiro

Depois de queda em janeiro, ICS registra ligeira alta

Publicidade

SÃO PAULO – O ICS (Índice de Confiança de Serviços) apresentou alta de 0,2%, na passagem entre janeiro e fevereiro de 2014, depois de sofrer uma queda de 0,9% em no primeiro mês do ano. Os dados foram divulgados pela FGV (Fundação Getulio Vargas) nesta quinta-feira (27).

De acordo com a FGV, o aumento do ICS em fevereiro não foi disseminado entre os segmentos do setor, sendo que apenas três das doze atividades pesquisadas apresentaram aumento da confiança. O destaque ocorreu no segmento de serviços de informação, com avanço de 6,5% no indicador, influenciado, sobretudo, pela melhora da percepção sobre a situação presente.

Composição
O ICS é composto por dois subíndices: o ISA-S (Índice da Situação Atual), que analisa a confiança em relação ao presente, e o IE-S (Índice de Expectativas), que mede o sentimento quanto ao futuro.

No período, o índice de situação atual, registrou alta na confiança pelo quarto mês consecutivo, avançando 1,5% em fevereiro. Com isso, acumula avanço de 2,9% entre outubro e fevereiro. Por sua vez, o IE-S, permanece pressionando negativamente a confiança com queda de 0,7%.

Expectativas
O resultado da sondagem deste mês reafirma, nesse início de ano, um momento de avaliação pouco favorável das empresas sobre seu nível de atividade. A FGV ressalta que o ligeiro avanço do ICS em fevereiro foi concentrado no segmento de serviços de informação, predominando queda da confiança na grande maioria dos segmentos pesquisados.

Tópicos relacionados