Curto, médio e longo prazo: ajuste suas metas para atingir o sucesso

É preciso abrir mão de alguns hábitos de consumo para atingir seus objetivos

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Ter objetivos claros é fundamental para o sucesso de um planejamento financeiro. Afinal de contas, você terá que fazer alguns sacrifícios, abrir mão de alguns hábitos de consumo hoje para concretizar suas metas.

Feita a sua lista de objetivos e estipulando grau de prioridade para cada um deles, você deve dividi-los em metas de curto, médio e longo prazo, para assim poder se organizar melhor e definir sua estratégia para colocar tudo em prática.

E como funciona?

Continua depois da publicidade

Metas de curto prazo – são aquelas que você pretende realizar em menos de um ano. Por exemplo: reserva de emergência, uma pequena reforma da casa, uma festa de aniversário em buffet etc.

Metas de médio prazo – são os objetivos que você espera concretizar dentro de um a cinco anos. Pode ser a troca do carro, a reforma da casa ou uma viagem ao exterior, por exemplo.

Metas de longo prazo – são aquelas que você imagina realizar em, no mínimo, cinco anos. Alguns exemplos: faculdade do filho, compra de um apartamento, recursos para a aposentadoria etc.

Continua depois da publicidade

A principal vantagem de você especificar suas metas e estabelecer prazos para realizá-las é que consegue, assim, manter seu foco e observar sempre seus resultados. Procure ser bastante claro e detalhista na hora de definir seus objetivos, para assim traçar uma estratégia eficiente de realização. Sucesso!