GM sofreu de “incompetência” ao lidar com defeito que resultou em 13 mortes, diz CEO

Investigação interna resultou na demissão de 15 funcionários e medidas disciplinares para outros cinco

Publicidade

SÃO PAULO – A CEO da General Motors, Mary Barra, confessou em um comunicado feito na última quinta-feira (06) que a montadora sofreu de “incompetência e negligência” ao ignorar durante uma década um problema com a chave de ignição, que resultou em morte de pelo menos 13 pessoas.

Em uma investigação interna, foram entrevistados 230 funcionários e revisados 41 milhões de documentos para chegar a um relatório que resultou na demissão de 15 funcionários e medidas disciplinares para outros cinco. A empresa também irá formar um programa de compensação para as famílias das vítimas e aqueles que sofreram ferimentos graves em acidentes relacionados com o caso.

A GM enfrenta uma crise desde fevereiro, quando anunciou recall de 780 mil Cobalts e Pontiac G5 antigos por problemas nos interruptores de ignição. Em seguida, foram acrescentados ao comunicado outros modelos, o que fez subir para 2,6 milhões o total de de carros com o problema em todo o mundo.

No mês passado, a GM pagou uma multa de US$ 35 milhões – a maior já aplicada nos Estados Unidos – por ter deixado de relatar o problema rapidamente aos reguladores federais. A GM sabia dos defeitos desde 2001, de acordo com o site Washington.cbslocal.com.