8 inovações tecnológicas ganharão espaço em 2015 e mudarão sua vida

Algumas inovações tecnológicas pouco comentadas em2014 tendem a ganhar mais espaço no mercado neste ano

Publicidade

SÃO PAULO – Para 2015, as inovações tecnológicas prometem balançar o mercado – e nos deixar surpresos com um progresso tão rápido. Inteligência artificial, robótica, internet das coisas e as impressoras 3D devem ganhar mais espaço no mercado este ano e mudar a visão que temos da tecnologia.

O portal MarketWatch listou oito novas inovações para se prestar atenção neste ano. Confira:

1. Internet das coisas: casas automatizadas
Foi em 2014 que começamos a ouvir falar da “internet das coisas”, principalmente após o Google comprar a fabricante de termostatos – aparelhos que regulam a temperatura de um ambiente – Nest Labs por US$ 3,2 bilhões. Ross Rubin, principal analista da consultoria de tecnologia Reticle Research, acredita que produtos inteligentes individualizados tentem a ganhar maior espaço no mercado em 2015.

2. Automóveis eletrônicos e protótipos sem motoristas
Os automóveis eletrônicos vêm junto da internet das coisas – e, mais longe ainda, os carros completamente autônomos. As montadoras de carros continuam a integrar novas tecnologias aos veículos neste ano, principalmente entre as telas do painel.

A Synaptics é uma dessas montadoras. De acordo com o CEO Rick Bergman, há múltiplas áreas em curto prazo para melhorias na interface humana, como substituir os painéis por soluções touchscreen mais avançadas. Uma das ideias é integrar a tecnologia que scaneia a impressão digital nos carros para segurança e autenticação.

O próprio Google anunciou que construiu um carro totalmente autônomo, que não precisa de um motorista, que provavelmente chegará às ruas do Vale do Silício ainda no começo de 2015.

Continua depois da publicidade

3. Robôs e drones
Uma das áreas que trarão maior impacto e inovação em 2015 é a dos robôs e drones. A Federação Norte-Americana de Administração já começou a permitir que algumas empresas usem drones para fins comerciais neste ano, incluindo alguns estúdios de Hollywood.

Quanto aos robôs, eles continuam a ficar cada vez mais parecidos aos humanos: a SoftBank Corp. já revelou um robô chamado “Pepper” que, aparentemente, pode sentir, ler e reagir às emoções humanas.

4. Dispositivos “vestíveis”
O primeiro “wearable” (algo a ser usado como vestimenta) foi o Google Glass, lançado em 2012, mas o mercado ainda se esforça para conseguir uma adoção mundial dos produtos. A Apple também começa a vender seu muito aguardado Apple Watch na primeira metade de 2015 e promete ser um sucesso de vendas, diferente do Galaxy Gear da Samsung, que foi um desastre.

5. Realidade ampliada
Tecnologias que aumentam o mundo ao redor de nossos olhos com lentes continuam a atrais o interesse dos desenvolvedores. Em 2015, ele será adotado em mais aplicações comerciais.

Uma recente parceria do Google e da Intel substituirá os chips Intel com Texas Instruments como o cérebro da próxima geração do Google Glass. Ambos pretendem promover o Glass para companhias como rede de hospitais e manufatureiras.

Outra finalidade da realidade ampliada é ser usada para treinamentos, como os de situações de emergência ou surante uma viagem aérea.

Continua depois da publicidade

6. Realidade virtual
O Facebook recentemente comprou a empresa que fabrica aparelhos de realidade virtual Oculus em março do ano passado por US$ 2 bilhões, apostando que a realidade virtual se tornará o futuro da comunicação e entreteniemento. Zuckerberg também vê um futuro em que estudantes aprenderão em salas de aula virtuais ou farão consultas médicas através dos lugares virtuais.

Enquanto isso, a Sony, Samsung e o Google já demonstraram interesse em se juntarem a Hollywood para fazer da realidade virtual uma “realidade”. New Deal Studios e outros estúdios de filmagens já começaram a desenvolver filmes em 360 graus desenhados especificamente para os fones de realidade virtual.

7. Impressora 3D
A habilidade de imprimir objetos demandados do mundo real se tornará mais fácil e aplicável neste ano. Um astronauta na Estação Espacial Internacional usou uma impressora 3D para criar uma chave canhão no espaço, o que marca um passo mais a frente para o potencial de fabricação interestelar, que é mais acessível e consome mais tempo.

Continua depois da publicidade

A empresa que montou a impressora 3D gravidade zero é a Made in Space, que já planeja lançar uma mais larga neste ano. A Agência Espacial Europeia também já anunciou seus planos de lançar sua própria impressora 3D.

8. Os dispositivos móveis
Uma das tendências mais práticas de 2015 continuam sendo a ascenção dos dispositivos móveis. O ano passado marcou a primeira vez que as pessoas passaram mais tempo em seus celulares do que em seus computadores e, também pela primeira vez, mais pessoas compraram através dos sites de varejo em seus celulares do que nos computadores.

Os pagamentos móveis continuam a avançar neste ano com a ajuda do Apple Pay, que ganhou 1,7% de fatia do mercado nas primeiras seis semanas. A adoção do sistema da Apple deve ser ampliada ainda mais este ano.