Crise bagunça o calendário de promoções

''Em momentos anteriores, quando a situação apertava, o consumidor recorria a empréstimos e financiamentos. Se fizer isso hoje, será um péssimo negócio'', comenta o economista da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Fábio Bentes

Estadão Conteúdo

Publicidade

No varejo, a crise bagunçou o calendário de promoções, que se perpetuaram ao longo do ano e não apenas nas datas tradicionais. 2015 tornou-se, praticamente, um “black year”, com grandes descontos a todo tempo – a exemplo do que acontece na megaliquidação da última sexta-feira de novembro, a chamada “Black Friday”. O crédito mais caro e escasso, no entanto, também ajudou a limitar as compras.

“Em momentos anteriores, quando a situação apertava, o consumidor recorria a empréstimos e financiamentos. Se fizer isso hoje, será um péssimo negócio”, comenta o economista da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Fábio Bentes.

O economista calcula que, na média, a prestação de um empréstimo de R$ 1 mil subiu 14% nos últimos 12 meses. “O prazo e“Em momentos anteriores, quando a situação apertava, o consumidor recorria a empréstimos e financiamentos. Se fizer isso hoje, será um péssimo negócio”, comenta o economista da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Fábio Bentesncolheu e o juro subiu”, afirma.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Para o ano que vem, as expectativas continuam sombrias e o brasileiro deve perder ainda mais poder de compra. Alessandra Ribeiro, economista e sócia da consultoria Tendências, prevê que a taxa de desemprego chegue aos dois dígitos, com a renda do trabalhador encolhendo 2%, em termos reais. “Esse cenário vai continuar deprimindo o consumo”, diz a economista. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.