Medalhas da Olimpíada de Tóquio serão feitas de smartphones reciclados

A ideia é usar os smartphones que não são usados mais pelos japoneses e que seriam descartados para a partir deles produzir as medalhas de ouro 

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – O comitê de organização dos Jogos Olímpicos de 2020 que será Tóquio confirmou nesta quinta-feira (1) que todas as medalhas serão produzidas a partir de smartphones reciclados.

A ideia é usar os smartphones que não são usados mais pelos japoneses e que seriam descartados para a partir deles produzir as medalhas de ouro, prata e bronze que serão entregues aos atletas durante o evento.

“Este projeto destaca os compromissos de envolver toda a nação japonesa e oferecer a todos a oportunidade de desempenhar um papel nos preparativos dos Jogos. Ele também responde diretamente à Recomendação da Agenda Olímpica 2020, que afirma que a sustentabilidade deve ser integrada em todos os aspectos do planejamento e execução dos Jogos”, afirmou a organização.

Continua depois da publicidade

O comitê vai coletar até oito toneladas de metal, considerando que serão: 40 kg de ouro, 4.920 kg de prata e 2.944 kg de bronze. Depois do processo de produção essas quantidades vão se reverter em duas toneladas, o que será suficiente para as 5 mil medalhas da olímpiada e paraolimpíada.

As caixas de coletas de smartphones serão espalhadas em lojas de telefonia e em escritórios para que as pessoas depositem os aparelhos.

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.