2 a cada 10 celulares no Brasil ainda são “burros”

Cenário deve mudar ainda neste ano  

Publicidade

 SÃO PAULO – O número total de celulares em uso no Brasil hoje é de 153 milhões de aparelhos, sendo que 21% deles ainda não são smartphones, segundo a IDC Brasil. A perspectiva é de que a parcela da população com aparelhos simples migrem para os smartphones em breve, trazendo otimismo para as vendas no mercado de celulares.

 Após recuar 5,2% em 2016, as vendas devem crescem 1,6% neste ano. Deste total, quase 45 milhões serão smartphones – segmento que deve avançar 3% em 2017, segundo a consultoria.

 “Depois de dois anos seguidos de queda, este resultado será muito satisfatório. Podemos dizer que o pior para o mercado de smartphones já passou”, afirma Leonardo Munin, analista de pesquisa do mercado de celulares da IDC para América Latina.

 Além da melhora na economia brasileira, o analista acredita que as empresas devem ser mais assertivas na oferta de aparelhos, entregando modelos de celulares que atendam às demandas dos consumidores. “Também acreditamos em uma competição forte entre os principais fabricantes para oferecer preços atrativos e aparelhos com boas especificações. O consumidor será beneficiado”, diz. Além da reposição de smartphones, a IDC aposta na migração dos aparelhos “burros” para as novas tecnologias para elevar as vendas do setor.