6 em cada 10 praias paulistas são impróprias para banho

O litoral Norte do estado é a região que apresentou mais praias classificadas como próprias para banho durante todo o ano

Publicidade

 SÃO PAULO – A quantidade de praias consideradas próprias para banho durante todo o ano aumentou entre 2015 e 2016. Segundo a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), apenas 37% das praias de todo o estado foram consideradas próprias para banho no ano passado. Embora o patamar seja baixo, em 2015 era ainda menor, com 32% das praias próprias para banho.

 O índice de praias consideradas boas passou de 27% para 31% e as consideradas ruins para banho caíram de 10% para 4%. As praias consideradas péssimas tiveramqueda de 17% para 10% do total.

 O litoral Norte do estado é a região que apresentou mais praias classificadas como próprias para banho durante todo o ano e 47% das praias de Ubatuba, Caraguatatuba, Ilhabela e São Sebastião foram consideradas ótimas ou boas. No caso da Baixada Santista, a Cetesb constatou um aumento de praias próprias para banho o ano todo, passando de 13% para 22%.

 Segundo a Cetesb, a melhoria das condições das praias em 2016 está associada, principalmente, à condição de estiagem observada na maior parte de 2016.

 Uma praia classificada como ótima, além de própria o ano todo, precisa estar com qualidade excelente 100% do tempo. A praia classificada como boa precisa somente passar 12 meses como própria para banho.

 Para uma praia ser considerada regular ela tem que passar menos de 25% do ano em condições impróprias para banho. Praias consideradas ruins ficam improprias entre 25 e 50% do ano e praias péssimas são aquelas praias que passam mais de 50% do ano impróprias para banho.