Após suspensão, fogões da marca Atlas voltam a ser vendidos; empresa se pronuncia

A medida foi tomada após denúncia da Proteste

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) suspendeu a fabricação e comercialização dos fogões da marca Atlas após a associação de consumidores Proteste denuncia-la por risco de tombamento e liberação de CO acima do limite. 

De acordo com a fabricante Atlas, entretanto, a venda dos eletrodomésticos está normalizada e a suspensão foi revogada.

Foram realizados testes com os modelos da marca e identificado que os modelos liberam monóxido de carbono acima do limite de segurança estabelecido pela ABNT, que é de 0,1%. O modelo Atlas 5 bocas Top Machine teve taxas de liberação de 0,27% e 0,47%.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Entretanto, diferente dos testes da associação, os realizados pelo próprio Inmetro aponta que a o índice de liberação de CO foi de 0,136%.

Outro problema identificado no eletrodoméstico foi o risco de tombamento do modelo Atlas Coliseum 4 bocas, que pode causar lesões e queimaduras graves aos usuários.

O caso foi levado para o Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) para que a empresa adote as práticas necessárias; ela também será fiscalizada pela RBMLQ-I (Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade Inmetro).

Continua depois da publicidade

Ao receber a notificação do Inmetro, a Atlas convocou espontaneamente o recall dos modelos Coliseum e Top Machine fabricados entre fevereiro e 31 de março de 2017. Os clientes que tiverem adquirido tais produtos devem entrar em contato com o SAC da marca através do 0800 707 1696 ou pelo telefone sac@atlas.ind.br.