Mulheres ocupam 44,5% dos cargos nas melhores empresas para trabalhar

Pesquisa ainda revelou que, nas dez melhores empresas para trabalhar, a participação feminina é de 53%

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – As mulheres ocupam 44,5% dos postos de trabalho nas melhores companhias do País, sendo que a participação feminina nas dez primeiras do ranking atinge a marca de 53%, de acordo com a edição 2008 do estudo “Melhores Empresas para Trabalhar – Brasil”.

Conduzido pela consultoria global Great Place to Work, o levantamento é realizado com base em avaliações feitas com os colaboradores e com a própria empresa. A avaliação dos funcionários responde por 67% do cálculo da média final.

Segundo o CEO (diretor executivo, na sigla em inglês) do Great Place to Work, Ruy Shiozawa, a análise do ambiente corporativo brasileiro na última década mostra que a forma de as empresas tratarem a presença feminina nos postos de trabalho mudou. “Os gestores das melhores empresas passaram a associar a mulher com competências que são valorizadas pelas organizações”, afirmou.

Continua depois da publicidade

Reconhecimento

O CEO disse que as empresas reconhecem que as profissionais têm a capacidade de lidar com diferentes perfis de pessoas, com situações adversas e estão empenhadas em inspirar e motivar as equipes, o que em um momento de crise é altamente positivo.

“Sabemos, inclusive, que as empresas mais produtivas e lucrativas são as que cuidam dos colaboradores – e as mulheres sabem gerir com maestria esse cuidado”, disse Shiozawa, que ainda acrescentou que, especialmente em tempos de crise, as habilidades das mulheres têm sido valorizadas pelas organizações.

Confira abaixo as iniciativas das empresas brasileiras que estão entre as melhores para a mulher trabalhar:

Continua depois da publicidade