Claro começa a oferecer rede 4,5G, dez vezes mais rápida que 4G, em mais cidades do Brasil

Nova tecnologia de rede está disponível em 140 cidades brasileiras; até o final de 2017, ela estava em uso somente em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo 

Júlia Miozzo

Logotipo da Claro

Publicidade

SÃO PAULO – A Claro começou a oferecer nesta quinta-feira (18) a tecnologia da rede 4,5G em mais de 140 cidades do Brasil. A promessa da operadora é de que a nova rede alcança velocidades até 10 vezes mais rápida que a oferecida pela  rede 4G.

Ela foi lançada em 2017, mas até então somente em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.

Isso é possível através de três funcionalidades técnicas que a nova rede possui: agregação de faixas; MIMO 4X4 (Multiplus Inputs, Multiple Outputs), sistema que possui o dobro de antenas de transmissão e recepção; e modulação Avançada 256QAM, que permite uma transmissão de um volume maior de dados entre os dispositivos conectados. Juntas, todas essas funcionalidades garantem uma velocidade mais alta, próxima das obtidas pelas redes fixas de fibra óptica.

Continua depois da publicidade

Somente os smartphones mais recentes do mercado têm suporte às funcionalidades da rede: iPhone X, iPhone 8 e 8 Plus, Samsung Galaxy 8, Galaxy Note 8, entre outros. Mesmo assim, de acordo com a operadora, os celulares que possuam suporte para a internet 4G (tecnologia LTE) que a adotarem notarão melhorias na qualidade de navegação. 

Além do Brasil, a tecnologia está disponível em países como os Estados Unidos, França e Japão. Por enquanto, a Claro é a única operadora do Brasil a oferece-la.

Quer investir melhor seu dinheiro? Clique aqui e abra já sua conta na XP Investimentos

Continua depois da publicidade

Confira quais são as cidades com suporte à rede 4,5G: