Presidente da CVM destaca papel do profissional de Relações com Investidores

Para ela, executivo de RI deve ter acesso às informações e enxergar tanto o quadro interno quanto o externo da empresa

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Durante a 10ª edição do Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais, a presidente da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), Maria Helena Santana, ressaltou que é “crucial que, nas decisões difíceis a serem tomadas dentro da companhia, o diretor de Relações com Investidores tenha acesso às informações e enxergue o quadro interno e externo da organização, para que possa tomar a decisão certa para a empresa, mesmo que esta seja contrária”.

O evento foi realizado pelo IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores), em parceria com a ABRASCA (Associação Brasileira das Companhias Abertas).

Resultados do crescimento do mercado de capitais

Em 2007, a demanda por executivos mais do que dobrou no País, na comparação com o ano anterior. No total, foram abertas 14.468 vagas. No acumulado de 2006, esse número havia sido de 7.152, o que denota um crescimento de 102,3%. Os dados são de um estudo da DBM, consultoria especializada na gestão do capital humano em momentos de transição.

Continua depois da publicidade

Quanto às áreas de atuação às quais se referem as vagas abertas, a financeira dominou o cenário no ano passado, já que, das 14.468 posições abertas a executivos, pouco mais de três mil (ou 21%) eram relativas à área, o que mostra o efeito da onda de IPOs no dia-a-dia das companhias.

As demais áreas que mais precisaram de executivos foram a comercial e vendas, com 18% no total, e de engenharia e pesquisa, com 16%. Por outro lado, a menor demanda se refere aos profissionais de informática: 4% do total.

Isso mostra que o crescimento do mercado de capitais criou um cenário próspero aos profissionais de relações com investidores e aos CFOs (Chief Financial Officer), que é a sigla usada para denominar o gestor financeiro das empresas.