Vítima de falso leilão viu fotos do carro em outro site; “Bateu o desespero”

O homem afirma que o site aparentava ser verdadeiro e que não havia nenhuma reclamação contra a empresa na internet

Diego Lazzaris Borges

Publicidade

SÃO PAULO – Uma das vítimas do falso site de leilões de carros Santiago Leilões publicou um vídeo no Youtube para alertar outras pessoas sobre o golpe.

O homem, identificado na plataforma como Maurício Leite, afirma que o site aparentava ser verdadeiro e que não havia nenhuma reclamação contra a empresa na internet. Ele pretendia comprar um Renault Sandero.

 “Olhei no ReclameAqui (site que reúne reclamações de produtos e serviços) e não tinha nada”, diz. Ele afirma ainda que procurou o nome do leiloeiro na Junta Comercial de SP, e a situação aparecia como regularizada. “Quando vi isso fiquei tranquilo”, disse no vídeo.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

No entanto, depois que fez a transferência do valor para a conta dos supostos vendedores, ele descobriu fotos idênticas do carro que havia arrematado em um site de anúncios de veículos.

“Eram as mesmas imagens, os mesmos ângulos. Pensei: caí em um golpe. (…) nessa hora bateu o desespero”, afirmou.

Depois de tentar contato com a empresa por telefone e mensagens, sem sucesso, ele fez Boletim de Ocorrência e informou a banco sobre a transferência. “[o banco] Bloqueou a conta, vamos ver se consigo reaver pelo menos uma parte do dinheiro”, disse Leite.

Continua depois da publicidade

No último dia 1º o Detran-SP divulgou nota alertando sobre os golpes da Santiago Leilões. “Há Boletins de Ocorrência registrados contra a empresa em diversos municípios paulistas, como São Paulo, Paulínia, Guarulhos e São Vicente”, diz o comunicado.

O Detran-SP afirmou que realiza frequentemente leilões online com leiloeiros devidamente credenciados e que todas as informações (descrição dos lotes, municípios, pátios em que se encontram, empresas de leilão etc) podem ser consultadas nos editais disponíveis no portal www.detran.sp.gov.br.

O site da Santiago Leilões continua no ar, mas não há nenhum produto disponível. O InfoMoney tentou contato com a empresa por telefone, mas as ligações não foram atendidas.

Continua depois da publicidade

Invista bem seu dinheiro! Abra uma conta na XP Investimentos

Diego Lazzaris Borges

Coordenador de conteúdo educacional do InfoMoney, ganhou 3 vezes o prêmio de jornalismo da Abecip