Publicidade
SÃO PAULO – Confirmando a recuperação da imagem do presidente perante o eleitorado, a pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta terça-feira, dia 14 de fevereiro, mostra Luiz Inácio Lula da Silva vencendo seus adversários tanto no primeiro como no segundo turno das eleições presidenciais de 2006.
A grande novidade é que Lula, que na última pesquisa aparecia em ligeira desvantagem na disputa do segundo turno com o atual prefeito de São Paulo, José Serra, agora está 10 pontos percentuais na frente. Uma recuperação da popularidade de Lula já havia sido apontada por pesquisas publicadas pelo Ibope e Datafolha, mas nestes casos ou o presidente estava empatado tecnicamente ou perdia a disputa por uma pequena diferença de votos.
A pesquisa CNT/Sensus ouviu 2 mil pessoas em 195 municípios, entre 6 e 9 de fevereiro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.
2º turno: Lula dispara com 10 pontos na frente de Serra
Segundo a pesquisa, se as eleições fossem hoje, o prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB-SP), que estava na frente nas intenções de voto, agora estaria em uma posição bem menos confortável.
Lula teria no primeiro turno 40,2% das intenções de votos, contra 28,6% de José Serra. Já em um segundo turno, Lula conquistaria 47,6% dos votos e Serra, 37,6%. Na pesquisa anterior, esses percentuais eram 37,6% e 41,5%, respectivamente.
Avaliando a disputa com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, a posição de Lula ficou ainda mais confortável. No primeiro turno, Lula teria 42,2% das intenções de voto, contra 17,4% de Alckmin. No segundo turno, o presidente recebeu 51,3% das intenções de votos, contra os 29,7% do tucano.
Continua depois da publicidade
Avaliação pessoal do presidente também melhora
Outro dado importante diz respeito à avaliação pessoal do desempenho de Lula como presidente da República. A pesquisa mostrou que 53,3% dos entrevistados aprovam o desempenho de Lula, contra os 46,7% verificados na última medição realizada em novembro de 2005.
Além disso, no último levantamento, 44,2% dos entrevistados desaprovavam o desempenho de Lula, percentual que recuou para 38% em fevereiro. A parcela dos eleitores que não souberam responder ou não responderam a essa questão ficou em 8,7%.