Termina hoje prazo para regularizar título de eleitor

Cerca de 1.772.020 eleitores ainda não procuraram o cartório eleitoral para regularização. Eleitores que não justificarem terão documento cancelado

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Termina nesta quinta-feira (26), o prazo para o eleitor com pendência junto à Justiça Eleitoral regularizar sua situação. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 1.772.020 ainda não procuraram o cartório eleitoral para regularizar o título.

Eleitores que não votaram nem justificaram a ausência nas três ultimas eleições (referendo de 2005 e 1º e 2º turno das eleições de 2006) devem ter o documento cancelado.

Com isso, a pessoa não poderá tirar documento de identidade ou passaporte, tomar posse em concurso público ou renovar matrícula em instituições públicas de ensino.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Eleitores irregulares

De acordo com a Agência Brasil, o balanço da última terça-feira (24) do TSE mostra que dos 1.896.813 eleitores com pendências nos títulos, apenas 124.793 haviam regularizado a situação.

O tribunal acredita que, assim como nos anos anteriores, a maioria dos eleitores em situação irregular já tenha morrido e os cartórios de registro não encaminharam os nomes à Justiça Eleitoral.

Para regularizar a situação, a pessoa deve pagar multa no valor de R$ 3,00 por turno. De acordo com a assessoria do TSE, o juiz eleitoral pode até dispensar o pagamento da multa, dependendo da condição socioeconômica do eleitor.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.