Lula pede a deputados petistas o fim das discussões sobre terceiro mandato

Segundo os parlamentares da legenda, não há movimento do partido para permitir esse tipo de instrumento

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Em reunião nesta terça-feira (6) com os deputados Arlindo Chinaglia, Ricardo Berzoini e Devanir Ribeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou o fim do debate sobre a possibilidade de um terceiro mandato presidencial. Lula pediu e os deputados atenderam.

Logo após a reunião, os participantes do encontro com o presidente vieram a público para defender o fim das discussões. Segundo os parlamentares petistas, não há movimento do partido para permitir esse tipo de instrumento.

Berzoini atribuiu à oposição o debate. De acordo com o presidente do PT, o partido não cogita propor terceiro mandato, já que votou contra a emenda à Constituição, aprovada em 1997, durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que na época permitiu a reeleição presidencial no país.

Continua depois da publicidade

Terceiro mandato não está na pauta

Já Devanir Ribeiro afirmou que “em momento algum” falou em “terceiro turno”. Ele disse que sua posição é em defesa da realização de plebiscitos para verificar a opinião da sociedade sobre vários temas, mas negou que o assunto terceiro mandato estivesse em pauta.

O deputado Devanir Ribeiro é autor de projeto que permite ao presidente da República convocar plebiscitos sobre vários temas, o que acabou levantando debate em torno da possibilidade de um terceiro mandato presidencial.

O presidente Lula disse, na última segunda-feira (5), que é insensato o país pensar sobre a possibilidade do terceiro mandato.