Novo projeto de cargos na empresa não representa aumento de salário!

Segundo consultora, ao contrário do que se imagina, com o projeto é possível perceber quem está ganhando demais para a função

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Você trabalha em uma empresa que ainda é jovem. Um belo dia chega ao escritório e fica sabendo que haverá, a partir de agora, um projeto de cargos e salários. Logo, você se anima, afinal, o salário irá aumentar, certo? Errado!

“A implantação de um projeto de cargos e salários não implica necessariamente em aumento salarial para todos os colaboradores”, afirmou a consultora de Desenvolvimento Organizacional da Caliper, Patrícia Kremer Armstrong.

De acordo com ela, ao contrário do que se imagina, com o projeto será possível perceber que alguns colaboradores estão com salários altos demais para a função que desempenham. Da mesma forma, podem existir alguns com ganhos baixos para o que oferecem à empresa. “Nesse caso, pode-se realizar uma avaliação mais profunda a fim de verificar se ele não está apto a assumir cargos de maior responsabilidade dentro da estrutura, ficando assim com o salário adequado”.

Continua depois da publicidade

O projeto de cargos e salários

Para quem não sabe, este tipo de projeto surgiu nas empresas como forma de conquistar o comprometimento dos colaboradores. Ele tem o objetivo de estruturar todos os assuntos relacionados aos salários fixos e variáveis, além do planejamento de carreira para os profissionais.

“Uma política de remuneração bem estruturada tem se mostrado uma ferramenta riquíssima de apoio à gestão de pessoas”, ponderou Patrícia.

Isso acontece, conforme ela explicou, porque o salário, por si só, não é fonte de motivação, mas uma chance de crescimento, sim! Com o projeto de cargos e salários, é possível ter uma visão da possibilidade de desenvolvimento dentro da empresa. “E, com certeza, este é um fator que impulsionará o comprometimento das pessoas com a organização e a motivação para apresentar os resultados que são esperados”.

Continua depois da publicidade

Como se implanta um projeto?

Patrícia descreveu o que é considerado para a elaboração do projeto de cargos e salários. Confira abaixo: