Governo de Papademos passa por voto de confiança nesta quarta-feira

Expectativa é por uma aprovação com grande maioria, no entanto agências internacionais alertam para divergências internas

Fernando Ladeira

Publicidade

SÃO PAULO – O primeiro-ministro grego Lucas Papademos enfrentará nesta quarta-feira (16) um voto de confiança ao seu governo, o qual deve ser alcançado com facilidade, informam agências internacionais.

O governo interino de Papademos possui o apoio de três partidos, o que lhe garante maioria no Parlamento. O ministro de Finanças Evangelos Venizelos reiterou na véspera a “vasta maioria” que o governo possui no Parlamento e indicou que tal ato é uma medida simbólica, uma prática considerada como ética.

Divergências
No entanto, algumas divergências começam a surgir no governo interino. Publicações internacionais noticiam que Antonis Samaras, líder do partido Nova Democracia, não apoiará novas medidas de austeridade no curto prazo, ao passo que Papademos viajará a Bruxelas na segunda-feira para se encontrar com membros da Comissão Europeia.

Continua depois da publicidade

Além disto, considerado por alguns políticos como “um homem da Troika (trio formado por Banco Central Europeu, Comissão Europeia e Fundo Monetário Internacional)”, diversos membros do partido socialista PASOK, do ex-primeiro-ministro George Papandreou, publicaram um documento no qual pediam a convocação de eleições antecipadas.