Alemanha quer medidas radicais para impor disciplina fiscal à União Europeia

Acordo inclui sanções para os países muito endividados e é uma tentativa de trazer estabilidade para o euro

Edilaine Felix

Publicidade

SÃO PAULO – A Alemanha insiste que a Europa e seus parceiros proponham mudanças para um novo tratado para a União Europeia ou aceitem um acordo para uma nova Zona do Euro que traga estabilidade para a moeda e restaure a confiança dos investidores. O país mais forte do bloco é favorável à medidas radicais para impor a disciplina fiscal, incluindo sanções para os países com dívida em excesso.

Para o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, o mercado não percebe a gravidade da situação. Ele alertou que o “mau compromisso” e os “pequenos truques” não atendem às expectativas do público ou do mercado financeiro. O líder insiste que todos os 27 membros da União Europeia devem ser envolvidos em um novo tratado, e não apenas os 17 membros da Zona do Euro. “Nós não vamos salvar o euro se isto é para dividir a Europa”, disse.

Proposta não é bem recebida no Reino Unido e Irlanda
Por sua vez, a chanceler alemã Angela Merkel e o presidente francês Nicolas Sarkozy enviaram uma carta conjunta ao presidente do Conselho Europeu, pedindo medidas radicais de disciplina fiscal, incluindo sanções para os países com déficit ou excesso de endividamento.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

No entanto, a possibilidade de um tratado não foi bem recebida no Reino Unido e na Irlanda, podendo até ser submetida a um referendo nacional. A tentativa de introduzir novos tratados já foram votadas pelos franceses, holandeses e irlandeses. 

Em Berlim, um funcionário do governo disse que Merkel também busca um tratado que englobe os 27 países, embora as medidas afetem somente os 17 países membros da Zona do Euro. Para ela o tratado seria a segunda melhor solução que poderia dividir União Europeia. Já Sarkozy ressalta que é preciso se preparar para um acordo apenas para os 17 membros.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.