Mudanças no PSI devem ter pouco impacto no Finame em 2014, diz BNDES

"Tudo leva a crer que o ano vai ser bom; não vai ser esse boom deste ano, mas o cenário para a agricultura ainda é positivo", declarou Cláudio Bernardo

Reuters

Sede do BNDES, no Centro do Rio de Janeiro

Publicidade

RIO DE JANEIRO – As mudanças nas regras do Programa de Sustentação do Investimento (PSI) anunciadas pelo governo nesta semana devem ter pouco impacto nos desembolsos do BNDES Finame no ano que vem devido ao bom cenário projetado para a agricultura, disse à Reuters o superintendente da área de operações indiretas do banco, Cláudio Bernardo.

“Tudo leva a crer que o ano vai ser bom. Não vai ser esse boom deste ano, mas o cenário para a agricultura ainda é positivo”, declarou Bernardo.

Até outubro, o Finame, linha do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para aquisição de máquinas e equipamentos, registrou desembolsos de 57,7 bilhões de reais, enquanto no ano passado inteiro foram 43,4 bilhões.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O destaque foram os equipamentos agrícolas, cuja alta foi de 96,7 por cento, para 11,5 bilhões de reais. O setor foi seguido pelo de não transporte, que inclui máquinas-ferramentas, cuja alta foi de 86 por cento, para 17,1 bilhões de reais. O segmento de transportes, que inclui caminhões e ônibus, subiu 57 por cento, para 29,2 bilhões de reais.

“Quem puxou foi o setor industrial e o de maquinário agrícola, que cresceu devido aos ganhos de produtividade da agricultura”, disse Bernardo, lembrando que o ano foi de safra recorde.

Em 2013, a expectativa do executivo é que o Finame supere os 70 bilhões de reais, já que a alta demanda continuou em novembro e dezembro. Nesta sexta-feira encerra-se o prazo para propostas de financiamentos dentro das condições atuais, e mais vantajosas, do PSI.

Continua depois da publicidade

Na quarta-feira, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou prorrogação para 2014 do PSI — programa criado em 2009, auge da crise econômica mundial, para garantir crédito para investimentos — mas a extensão foi concedida mediante aumento das taxas de juros.

A taxa do financiamento a máquinas e equipamentos para pequenas e médias empresas passará a 4,5 por cento, ante 3,5 por cento, sendo que para as grandes empresas subirá para 6 por cento. Nessa modalidade, o financiamento continua em 100 por cento para pequenas e médias companhias, mas cai para 80 por cento para grandes empresas. Até então, esse teto era de 90 por cento.

Já o juro para aquisição de caminhões e ônibus subirá para 6 por cento, ante 4 por cento, com os níveis de financiamento baixando para 90 por cento às pequenas e médias empresas e para 80 por cento às grandes, ante 100 e 90 por cento, respectivamente.

Continua depois da publicidade

“Conversei com alguns fabricantes que gostaram das novas condições do PSI, que vem sustentando a taxa da Formação Bruta de Capital Fixo”, declarou Bernardo.

Fabricantes de caminhões e ônibus, como MAN, do grupo Volkswagen, e Mercedes-Benz, elogiaram a prorrogação do programa afirmando que a medida, junto com previsão de safra agrícola recorde em 2014 e obras de infraestrutura no país, devem garantir crescimento do mercado.

O aumento nos custos do financiamento do BNDES ocorre na esteira do ciclo de elevações da Selic, que saiu da mínima histórica de 7,25 por cento em abril para o atual patamar de 10 por cento ao ano.

Publicidade

“As mudanças não terão impacto de queda de investimento, porque o ajuste é pequeno. As grandes empresas têm capacidade de tomar crédito, de atrair novos agentes”, declarou.

O executivo acredita que o bom cenário da agricultura projetado para o ano que vem sustentará a alta dos desembolsos do Finame. “A demanda por máquinas agrícolas continuará forte”, previu.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que o Brasil deverá colher um recorde 196 milhões de toneladas de grãos na safra 2013/14, que está sendo plantada, um aumento de 5 por cento ante o período anterior.

Continua depois da publicidade

Apenas em 2013, as vendas de máquinas agrícolas devem crescer 18,4 por cento no Brasil, para 83 mil unidades, segundo dados da associação de montadoras de veículos, Anfavea. Enquanto isso, a produção é estimada em 95 mil, crescimento de 13,5 por cento. A entidade deve divulgar projeções para 2014 apenas em janeiro.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.