Por ordem de Dilma, Mantega fará reunião com “gigantes” do empresariado

Ministro da fazenda irá se reunir com grandes nomes de Vale, Gerdau e Natura em meio à pressão para que governo se aproxime do empresariado

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O ministro da fazenda, Guido Mantega, tentará dar mais uma cartada para recuperar a confiança do empresariado brasileiro, na mesma semana em que o País receberá uma agência de classificação de risco para avaliar a situação nacional. 

Por ordem da presidente Dilma Rousseff, Mantega convocou uma reunião para a próxima terça-feira (11) com importantes nomes do empresariado. Isso porque a condução da economia virou um dos principais alvos de ataque da oposição e a Dilma vem sendo aconselhada a se aproximar do empresariado.

Entre os convidados, estão nomes mais próximos do Palácio do Planalto, como Murilo Ferreira – presidente da Vale (VALE3;VALE5), Jorge Gerdau, da Gerdau (GGBR4), mas também empresários críticos do governo, como Pedro Passos, da Natura (NATU3), de acordo com informações do jornal Folha de S. Paulo

Continua depois da publicidade

Sob ameaça de rebaixamento da dívida soberana. Dilma teria pedido que Mantega realizasse uma agenda mais pró-ativa, após críticas de que os ministros ouvem pouco e agem demais, sem consultar os setores afetados. O objetivo é repetir o modelo das reuniões dos economistas, em que Mantega mais ouviu do que falou.

Nos últimos meses, os dois presidenciáveis Aécio Neves, do PSDB, e Eduardo Campos, do PSB, reforçaram as críticas ao modelo econômico adotado pelo governo.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.