FHC rebate críticas de Lula e diz que petista promove baixarias e falsas acusações

Artigo do ex-presidente tucano foi uma resposta, com quase duas semanas de atraso, a uma fala de Lula em Curitiba

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso rebateu em artigo publicado na última terça-feira (15) as acusações do seu sucessor, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em artigo publicado no portal Observador Político. Segundo FHC, Lula tenta atingir sua honra em meio a acusações de que haveria corrupção escondida no governo tucano. 

Para se defender, Lula ataca. Jamais se explica, sempre acusa. Acostumado a atirar pedras, Lula é incapaz da autocrítica. Quando deveria, de forma rigorosa, abominar a prática da corrupção, ele tenta distrair a opinião pública jogando culpa nos outros. Ora, a grandeza de um líder está em assumir a responsabilidade, por si e por sua equipe, dos possíveis erros cometidos, buscando corrigi-los e superá-los, não em levantar suspeitas sobre outrem com o claro objetivo de se esquivar de seus compromissos éticos e políticos”, afirmou no artigo. 

Falando sobre o mensalão, o ex-presidente tucano disse que em “nenhum momento Lula explicou de forma detalhada os acontecimentos que levaram ao maior escandâlo de corrupção da história republicana”. 

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

FHC disse que, quando viajou com Lula para a África do Sul, para o funeral do presidente Nelson Mandela, sugeriu a ele que “virasse a página do mensalão”, já julgada pela Suprema Corte. “Mas não, Lula insiste em continuar distorcendo fatos para dizer que todos fizeram algo parecido. Eu não caio nessa cilada”,afirmou. 

E ainda destacou: “aproveito para renovar a proposta que lhe fiz naquela ocasião: por que não nos juntamos para corrigir o que de malfeito há na vida política brasileira, em vez de jogar pedras uns nos outros? O Brasil se cansou de ataques infundados. O país percebe que seu futuro depende de decisões honestas e corajosas, entre as quais a de evitar que o debate eleitoral se restrinja a baixarias e falsas acusações”.

O artigo de FHC foi uma resposta, com quase duas semanas de atraso, a uma fala de Lula em Curitiba. Lula disse que FHC “desmantelou instrumentos de combate à corrupção” na época em que dirigia o País. 

Continua depois da publicidade

Confira o artigo na íntegra clicando aqui

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.