Petrobras tenta se fazer de vítima: se houve cartel, ela foi a líder, diz UTC

"Se cartel houve [...] seu principal agente seria a Petrobras, sendo o suposto 'clube' no máximo um instrumento das ações dela mesma", afirmou a empresa

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Conforme informações do jornal Folha de S. Paulo, uma das empresas investigadas pela Operação Lava Jato, a UTC escreveu em documento que o suposto “clube” de empresas envolvidas no esquema de corrupção seria chefiado pela Petrobras (PETR3;PETR4). A UTC é apontada como a líder das empreiteiras acusadas de desviar os recursos da estatal. 

“Se cartel houve […] seu principal agente seria a Petrobras, sendo o suposto ‘clube’ no máximo um instrumento das ações dela mesma”, afirmou a empresa no documento de defesa no processo em que foi proibida de fazer novos contratos com a estatal (e que também atingiu mais 22 construtoras). 

A UTC ainda disse, para contestar o seu afastamento, que a estatal controlava todo o processo de contratação dos fornecedores, organizando as licitações, convidando os concorrentes e dando o preço final. A empresa ainda afirma que não houve conluio e que a Petrobras tenta se passar de vítima.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.