Mas já? Novo ministro de Minas e Energia pode ter que explicar apagão, à pedido do DEM

Em nota, o DEM afirma que pedirá explicações para a crise energética e o aumento de tarifa no País

Estadão Conteúdo

Publicidade

O DEM anunciou nesta tarde que vai pedir, nos primeiros dias de fevereiro, quando o Congresso volta do recesso parlamentar, a convocação do ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga. O objetivo, diz o partido em nota, é pedir que “o ministro esclareça o apagão em oito Estados e Distrito Federal ocorrido hoje.

Os requerimentos devem ser apresentados pelo líder do partido na Câmara dos Deputados, Mendonça Filho (PE), e pelo senador eleito Ronaldo Caiado (GO). Os parlamentares devem incluir convites para que o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, e ao diretor-geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), Hermes Chipp, também compareçam ao Parlamento.

Em nota, o DEM afirma que pedirá explicações para a crise energética e o aumento de tarifa no País. “Precisamos cobrar providências imediatas para reparar os efeitos que a desestruturação, o desmonte e aparelhamento político no setor elétrico têm produzido. Com apenas 19 dias do segundo governo Dilma já sofremos o primeiro apagão. Precisamos de explicações mais claras do que apenas alegar razões operacionais como fez o ONS”, defende Mendonça em nota.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Caiado considera que o apagão configura algo maior do que um simples corte no sistema. Para ele, a crise no sistema elétrico está relacionada à redução da tarifa de energia em 2013.

“O setor energético não aguentou a barbeiragem de Dilma em 2013, quando a presidente usou a rede de rádio e TV para anunciar um desconto fantasioso. Agora ela tem o dever de vir a público fazer o mesmo e esclarecer a real situação do setor energético. O que aconteceu nesta segunda foi muito mais do que apagão, foi racionamento mesmo”, afirma Caiado na mensagem divulgada pela assessoria de imprensa da bancada do DEM.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.