Atividade industrial de São Paulo cai em dezembro, mas termina 2007 no positivo

Considerando ajustes sazonais, indicador medido pela Fiesp recua 1,3% na comparação mensal; no acumulado, variação é de 6,1%

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O INA (Indicador do Nível de Atividade), que mede o desempenho da indústria paulista, registrou queda de 1,3% em dezembro frente ao mês de novembro, considerados ajustes sazonais, segundo dados divulgados pela Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo) nesta quarta-feira (30).

Sem os devidos ajustes, o indicador amargou recuo expressivo de 11,9% na comparação mensal. Em relação ao mesmo mês em 2006, no entanto, o INA trouxe alta de 7,0%. No acumulado de 2007, o índice marca 6,1%.

O nível de utilização da capacidade instalada atingiu 81,9% em dezembro, contra 84,1% em novembro e 77,8% um ano antes. Entre os setores que se destacaram neste quesito, aparece o de metalurgia básica, com 90,4% de utilização da capacidade.

Continua depois da publicidade

Outros indicadores

As vendas reais da indústria paulista recuaram 3,7% em dezembro no confronto com o mês anterior, sem considerar ajuste sazonal. Em relação ao mesmo período do ano passado, as vendas cresceram 9,1%. Nos acumulado do ano, o indicador de vendas do setor aumentou 4,2% em relação a igual período de 2006.

O total de salários reais pagos pelas indústrias paulistas caiu 0,4% no mês de dezembro em relação a novembro, sem ajuste sazonal. Ante o mesmo mês de 2006, houve baixa expressiva de 15,1%. De janeiro a dezembro, a evolução foi de 4,5% em relação ao mesmo período do ano passado.

Por fim, as horas trabalhadas na produção tiveram queda de 8,4% na comparação com os dados de novembro de 2007 e mostraram baixa marginal de 0,1% ante dezembro do ano passado, sem ajuste sazonal. Nos 12 meses do ano, o indicador apontou aumento de 1,3% frente ao mesmo intervalo de 2006.