Cid Gomes anunciará decisão sobre Fies amanhã, mas já avisa: o que quer é qualidade

Ministro da Educação afirmou que o Fies já passou da quantidade e agora primará pela qualidade

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O ministro da Educação, Cid Gomes, afirmou que anunciará na próxima quinta-feira (12) a decisão sobre o Fies (Financiamento Estudantil), que vem movimentando as ações do setor desde o final de 2014. 

Contudo, ele já avisou: o Fies já passou da quantidade e agora primará pela qualidade. “Queremos regularizar o fluxo pautando a qualidade”, ressaltou, afirmando que o Fies tem sido ampliado e o que tem se discutido é o futuro dele. “Queremos qualidade nesse futuro do Fies”, sendo esta a orientação da presidente Dilma Rousseff.

As mudanças no Fies estão sendo debatidas entre Gomes e o ministro da Fazenda Joaquim Levy. Segundo informações do Valor Econômico, foi dado o “freio de arrumação” em meio às regras mais rígidas para aderir ao programa de forma a colocar ordem na casa, mas que está criando dificuldades para novos alunos que precisam contratar um financiamento.

Continua depois da publicidade

As negociações entre os Ministérios da Fazenda e da Educação estão em curso e, segundo o jornal, Cid Gomes estaria “muito receptivo” às ideias da Fazenda de impor limites aos recursos disponíveis, mas não houve conclusões. 

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.