Na ponta da língua: dicas para aprimorar o português sem gastar muito

Dominar a comunicação escrita e oral significa um ganho de qualidade do trabalho e produtividade

Equipe InfoMoney

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SÃO PAULO – “As pessoas colocam no currículo que têm o inglês fluente ou o espanhol fluente. Aí eu me pergunto: e o português é fluente? Dominar a comunicação escrita e oral significa um ganho de qualidade do trabalho e produtividade. O português é essencial em qualquer área”, sublinha a professora de português e palestrante do CEAD/Contmatic Phoenix, Rosangela Silva.

Ela cita como exemplo situações cotidianas que causam constrangimentos, como o envio de e-mails para superiores e clientes com erros de português. O incidente ocorre comumente, por exemplo, na área comercial, que é um dos departamentos das empresas que mais usa as mensagens eletrônicas para se comunicar.

O erro, geralmente, não ocorre por falta de conhecimento do português, mas pela pressa e por vícios de uso. “Não é raro o profissional enviar um e-mail utilizando a mesma linguagem que usa com amigos, em conversas informais. É uma linguagem em que as pessoas se entendem, mas não considera acentuações. São usadas muitas abreviaturas hipotéticas, que não existem na gramática. Por exemplo, att (de atenciosamente) e sdc (de saudações) não estão de acordo com a norma gramatical”.

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Na linguagem que utilizamos ao conversar com amigos pela internet, tendemos a escrever da mesma forma como falamos. Por força de costume, o profissional pode usar esse português informal no trabalho. Daí a importância de ler a mensagem antes de enviá-la, mesmo com a falta de tempo, e, se possível, aplicar o corretor gramatical.

Dicas

Para aprimorar o português, Rosangela recomenda manter na mesa do escritório uma gramática moderna, com linguagem acessível, e um dicionário. Embora a internet ofereça inúmeras ferramentas que permitem a consulta a dicionários, a boa e velha versão de papel é insubstituível, uma vez que é muito rica em informações e fornece, junto aos verbetes, dados gramaticais. E tire as dúvidas. “Dúvidas todos nós temos, o ruim é ficar com elas”.

O outro conselho é: leia, reflita e discuta. A leitura é importante, já que permite a ampliação do leque de palavras do vocabulário. “Ao conhecer mais palavras, o profissional se comunica melhor”. A dica é para que a leitura seja agradável, o que inclui gibis, revistas e até bulas de remédio. “Fica mais fácil de absorver as informações”.

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Quanto às leituras na internet, tome cuidado, uma vez que muitos sites contêm erros de português. “Prefira sites credenciados”, recomenda a professora.

Após a leitura, Rosangela diz que é vital refletir sobre o que leu e, na medida do possível, discutir com alguém. A atitude favorece a capacidade de interpretar os textos, o que facilita o uso correto das normas gramaticais. “Gramática é muito mais interpretação de texto do que regras que precisam ser decoradas”.