Inadimplência registra queda em setembro, diz SPC Brasil

Segundo o indicador, em setembro houve diminuição de 12,02%, na comparação anual

Heraldo Marqueti Soares

Shopping Bliss...

Publicidade

SÃO PAULO – O número de consumidores inadimplentes incluídos no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) registrou queda de 12,02% em setembro, na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Na avaliação do SPC Brasil, a retração registrada em setembro é uma indicação importante de que as dívidas estão sendo quitadas com mais de facilidade, devido ao aumento do salário dos trabalhadores acima da inflação, à queda das taxas de juros e também por conta da estabilidade dos níveis de emprego.

Nelson Barrizzelli, economista do SPC, diz que os dados mostram que ainda há dificuldades para a quitação de débitos pendentes com prazos de financiamentos mais longos, superiores a 12 meses. “O endividamento de meses anteriores está sendo quitado de forma errática, sem uma tendência claramente definida”, afirma.

Continua depois da publicidade

Vendas
Em relação as consultas no SPC, que refletem, em certa medida, o nível de atividade no varejo, houve queda de 12,71% em relação a agosto de 2012. O mês de agosto é uma base de comparação mais aquecida em relação a setembro em função do Dia dos Pais e da continuação das liquidações e promoções iniciadas em julho. Na comparação com setembro de 2011 o indicador apresentou uma queda de 5,52

Segundo a SPC, a tendência agora é de aumento das vendas por conta do Dia das Crianças e, mais para o fim do ano, o impulso naturalmente deverá vir por conta das festividades natalinas.

.