Após ultimato do PMDB, três ministros já confirmaram ao partido que sairão do governo

Apesar de já ter confirmado a aliados que deixará o governo, o ministro da Aviação Civil, Mauro Lopes, afirmou que só anunciará sua decisão após conversar com Dilma

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Durante a reunião que anunciou a saída do PMDB da base do governo, o senador e vice-presidente da sigla, Romero Jucá, afirmou que a partir desta terça-feira (29), nenhuma pessoa está autorizada a ocupar cargos no governo em nome do partido. Com isso, três ministro já teriam confirmado para a cúpula do PMDB que deixarão seus cargos.

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, apesar de já ter confirmado a aliados que deixará o governo, o ministro-chefe da Secretaria da Aviação Civil (SAC), Mauro Lopes, afirmou nesta noite que só anunciará sua decisão oficial após conversar com a presidente Dilma Rousseff e com o vice-presidente Michel Temer. Além deles, o chefe da pasta que conversar com o líder do PMDB na Câmara, Leonardo Picciani (RJ), e com a bancada peemedebista de Minas Gerais.

Além dele, outros dois ministros peemedebistas já comunicaram à cúpula da legenda que devem entregar os cargos nas próximas semanas. Eduardo Braga (Minas e Energia) e Helder Barbalho (Portos) seriam os próximos, de acordo com a publicação. Braga e Barbalho pediram à direção do partido para não entregar o cargo agora, para que possam concluir projetos em andamento em suas respectivas pastas.

Continua depois da publicidade

Entre os outros três ministros do PMDB, Kátia Abreu (Agricultura) ainda não decidiu se ficará ou não no governo. Já Celso Pansera (Ciência e Tecnologia) e Marcelo Castro (Saúde) demonstraram disposição de continuar nos cargos, o primeiro chegou inclusive a criticar o PMDB nesta terça. Na véspera, Henrique Eduardo Alves foi o primeiro ministro peemedebista a deixar o governo.

Tópicos relacionados

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.