Previdência, PIB da China e emprego: o que você precisa acompanhar na próxima semana

Tudo que o investidor precisa saber antes de operar nesta semana

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Apesar do otimismo ter dominado o início da semana que termina, os últimos dias foram de apreensão com a grande chance do término da votação da reforma da Previdência ficar para após o recesso. Para a próxima semana ainda terão trabalhos no Congresso, mas com poucas chances do processo todo terminar agora.

Após uma votação rápida da reforma em primeiro turno no plenário, o texto travou na discussão dos destaques (alterações na proposta) e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, chegou a falar diversas vezes que a intenção era encerrar a votação até a noite desta sexta, o que não aconteceu.

A questão agora é até onde os parlamentares conseguirão ir. Há uma chance de que os destaques terminem de ser votados ainda nesta sexta, podendo levar a realização de sessão no sábado para tentar uma última chance de votar o segundo turno.

Continua depois da publicidade

O recesso parlamentar só tem início oficialmente na quinta-feira (18), mas deste o começo da semana é provável que ocorra um esvaziamento do Congresso. O governo deve seguir lutando para conseguir encerrar esta etapa na Câmara, mas cresce a expectativa de que a votação em segundo turno fique para 6 de agosto, no retorno aos trabalhos.

Indicadores
A semana contará com uma agenda mais “fraca” de indicadores. No Brasil, o grande destaque fica para o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) do país, na segunda-feira (15). A expectativa da equipe da XP Investimentos é que o dado tenha alta de 0,03%.

Por aqui, atenção especial ainda para os números de criação de empregos formais, também na segunda. Já na quinta-feira (18), a CNI divulga o indicador de confiança industrial.

Continua depois da publicidade

No exterior, o calendário nos Estados Unidos será mais recheado, com números de vendas do varejo, produção industrial e confiança do construtor na terça-feira (16), enquanto na sexta-feira (19) sairá o dado de confiança do consumidor.

Por fim, na China, atenção especial ao PIB do segundo trimestre, que será divulgado na noite de segunda-feira, com expectativa do mercado de alta de 6,2% na economia. No mesmo dia, saem os números de produção industrial e investimentos em ativos.

Clique aqui e confira a agenda completa de indicadores.

Publicidade

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.