“Conquistar votos parece a Bolsa de Valores, sobe e desce toda hora”, diz Lula

O ex-presidente disse que, se Temer quer ser presidente, deve disputar eleições, e não tentar promover um golpe

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Após a presidente Dilma Rousseff cancelar seu discurso em um evento com programas sociais, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apareceu no ato e fez a defesa do atual governo. O petista afirmou que continua lutando para conseguir votos contra o impeachment, mas ressaltou que este trabalho é complicado.

“Conquistar votos é uma guerra, parece a Bolsa de Valores, sobe e desce toda hora, então temos que ficar negociando o tempo todo. Hoje, eu ainda vou conversar com três governadores”, disse durante evento público com movimentos sociais e sindicatos, no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília.

Lula também aproveitou para criticar o vice-presidente, Michel Temer, assim como fez Dilma em vídeo divulgado nesta madrugada. O ex-presidente disse que, se Temer quer ser presidente, deve disputar eleições, e não tentar promover um golpe. “O PMDB é um partido grande, o Temer pode se candidatar em 2018, e aí nós vamos debater, discutir ideias”, afirmou. “Por que tentar encurtar o mandato da Dilma se ela não cometeu nenhum crime de responsabilidade?”, questionou.

Continua depois da publicidade

Lula disse que o PT nunca pregou o ódio e a discórdia e sabe conviver com divergência de opiniões, mas respeitando as regras democráticas. “A democracia deles não respeita o direito a diferenças. E não adianta carregar bandeiras verdes e amarelas para dizer que são mais brasileiros que a gente”, afirmou. “Nós somos trabalhadores. Baderneiro é quem quer derrubar a Dilma com um golpe no Congresso Nacional”.

“Nós não vamos sair do Brasil, não vamos nos exilar, vamos lutar pela democracia”, garantiu. Ele lembrou que amanhã, durante a votação do impeachment na Câmara, pode ter gente que queira provocar, causar tumultos, mas os apoiadores do governo não podem aceitar provocações.

Tópicos relacionados

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.