Juros futuros operam em leve queda após Focus indicar alta da inflação

Relatório manteve projeção para o PIB e que inflação medida pelo IPCA deve encerrar 2012 em alta de 5,36%

Nara Faria

Publicidade

SÃO PAULO – Os principais contratos de juros futuros operam em leve queda nesta segunda-feira (1), com o mercado utilizando como referência a divulgação do Relatório Focus.

Segundo o boletim, o mercado manteve sua projeção de crescimento para o PIB (Produto Interno Bruto) de 2012. A expectativa é que a economia brasileira apresente expansão de 1,57%, apuração igual à registrada na semana anterior.

Os analistas de mercado também prevêem um cenário pior para os preços da economia. A inflação medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) deve encerrar 2012 em alta de 5,36%. Na semana passada, a expectativa era de um índice a 5,35%. Essa já é a décima segunda semana em que o IPCA apresenta aumento. 

Continua depois da publicidade

A perspectiva para a taxa Selic permaneceu em 7,5% ao ano, e para 2013 é esperada uma taxa de 8% ao ano, projeção 0,25 ponto percentual menor do que a divulgada na semana anterior.

Contrato de janeiro de 2013 fechou com taxa de 7,26%
O contrato de juros de maior liquidez nesta segunda-feira, com vencimento em janeiro de 2013, registra uma taxa de 7,24%, 0,02 ponto percentual abaixo do fechamento de sexta-feira. 

Outros contratos com bom volume negociado é o com vencimento em janeiro de 2014, que registra taxa de 7,68%. No fechamento de sexta-feira, a taxa apontada por este contrato foi de 7,71%.