Publicidade
SÃO PAULO – O Ibovespa inicia o pregão regular desta terça-feira (10) em alta de 1,40%, aos 59.912 pontos, seguindo o desempenho do mercado acionário europeu e com os investidores atentos ao noticiário norte-americano.
Em dia de agenda pouco movimentada, o Secretário do Tesouro dos EUA, Tim Geithner, inicia sua visita de dois dias à China. Sanções contra o Irã e o estado da economia global estarão no topo da agenda de discussões durante o encontro.
Ainda nos EUA, na sessão anterior, a produtora de alumínio norte-americana Alcoa informou um prejuízo líquido para o quarto trimestre de 2011, mas observou aumento em suas receitas, apesar da China, grande compradora do insumo, ter registrado menor expansão de sua balança comercial. Além disso, a empresa previu um aumento de 7% nas vendas da matéria-prima durante 2012. Como resultado, empresas relacionadas ao setor de commodities estão sendo beneficiadas no mercado acionário global.
Crise europeia
Miriam Tavares, diretora de câmbio da AGK Corretora, alerta para a provável pequena duração dessa onda de otimismo. Segundo ela, a tendência de alta não mostra mudança efetiva na confiança dos investidores, que ainda aguardam notícias sobre a Zona do Euro. O bloco realizará uma reunião das principais autoridades no dia 30 de janeiro. Já Jason Vieira, da Cruzeiro do Sul Corretora, elogia o pacto fiscal que está se desenhando no velho continente.
A agência de classificação de risco Fitch Ratings considera que há uma chance significativa de cortar o rating da Itália após concluir sua análise sobre os seis países da Zona do Euro que têm notas de crédito em observação negativa. Ao menos, de acordo com a agência, a França deve sustentar a nota de crédito AAA este ano.
Por fim, o analista técnico da Gradual Investimentos, Régis Chinchila, afirma que o Ibovespa continua sinalizando indefinição no curto prazo, após ter fechado em alta no pregão anterior. “A pressão na compra será confirmada com o rompimento das importantes resistências entre 59.600 pontos e 59.900 pontos. Algum sinal de realização mais forte fica abaixo do suporte de 57.900 pontos”, diz.
Continua depois da publicidade
Radar econômico
No noticiário externo, o Departamento de Comércio dos Estados Unidos vai divulgar o Wholesale Inventories, com informações sobre vendas e estoques totais do atacado norte-americano. Além disso, John Williams e Esther George, presidentes das filiais do Federal Reserve de São Francisco e do Kansas, respectivamente, devem discursar durante a jornada.
Entre os indicadores brasileiro, o mais relevante comunicado foi o da produção industrial regional, revelado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Na série com ajuste sazonal, oito dos 14 locais pesquisados registraram alta, com a taxa avançando 0,3% em âmbito nacional.