Lula tem a pior avaliação desde 2006, diz Datafolha

O percentual de brasileiros que consideram o petista como o melhor presidente que o país já teve variou entre 35%, na pesquisa de março, e 40%, na de abril

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – De acordo com pesquisa Datafolha, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o maior cabo eleitoral do PT, tem neste ano a pior avaliação que já recebeu da população desde 2006.

O percentual de brasileiros que consideram o petista como o melhor presidente que o país já teve variou entre 35%, na pesquisa de março, e 40%, na de abril. Em 2010, no seu último ano de governo, a avaliação positiva foi de 71%.

Apesar da piora da popularidade, ele ainda lidera a pesquisa para as eleições de 2018, de acordo com o instituto de pesquisa. No cenário de primeiro turno em que Aécio Neves (PSDB) é testado como candidato do PSDB, Lula tem 22% das intenções de voto, Marina conta com 17% e o tucano possui 14%.

Continua depois da publicidade

Quando o adversário tucano é Geraldo Alckmin, o petista é escolhido por 23%. Na simulação em que José Serra representa a candidatura do PSDB, Lula continua com 23%. Porém, o petista mantém o pior índice de rejeição entre todos os candidatos, uma vez que 46% do eleitorado brasileiro afirmou que não votaria de jeito nenhum no petista para presidente da República em 2018.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.