Fitch divulga sexta edição da pesquisa “Global Credit Derivatives”

Pesquisa inclui 26 bancos de 11 países; informações consideram aspectos futuros e o atual estado do mercado

Publicidade

SÃO PAULO – A agência de classificação de risco Fitch, divulgou nesta quinta-feira (20) o resultado de sua pesquisa denominada “Global Credit Derivatives Survey”, que está na sexta edição.

As informações consideram aspectos futuros, o atual estado do mercado, além de implicações do segmento de crédito provenientes dos últimos dois anos e da transformação da área de derivativos de crédito.

Ademais, a pesquisa inclui 26 bancos de 11 países que possuem a representatividade mais significativa no mercado de derivativos.

Entidades de referência

Nas edições passadas da pesquisa, companhias do setor automotivo e de telecomunicações foram as mais citadas, mas “dada a atual agitação não é surpreendente que instituições financeiras e países são as entidades mais referenciadas em termos de proteção de compra e venda”.











Proteção vendida Proteção comprada
Itália Morgan Stanley
JPMogan General Electric
Morgan Stanley Itália
Bank of America Bank of America
Brasil Brasil
Citigroup General Motors
General Electric JPMorgan
Deutsche Bank Royal Bank of Scotland
Deutsche Telekom Citigroup
Gazprom Deutsche Bank

Transações

O mercado parece estar mais dependente de um número limitado de instituições responsáveis pelas transações, o que pode ser uma característica do colapso de instituições financeiras. Veja as cinco entidades melhores classificadas neste ano e em 2008:

2009 2008
JPMorgan Goldman Sachs
Goldman Sachs Morgan Stanley
Barclays Deutsche Bank
Deutsche Bank JPMorgan
Morgan Stanley Credit Suisse