Quinta-feira é o último dia para pagamento da segunda parcela do 13º

"Empresas de pequeno porte não se atentam muito à questão do 13º salário", avalia consultora da Cenofisco

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Dia 20 de dezembro é o prazo para pagamento da segunda parcela do 13º salário. O prazo da primeira parcela expirou em 30 de novembro.

Empreendedores menos atentos devem saber que aqueles que não pagarem devidamente terão que arcar com uma multa de R$ 160,26 por cada funcionário. Caso ele tenha atrasado o pagamento da primeira parcela também, o valor é dobrado.

“Empresas de pequeno porte não se atentam muito à questão do 13º salário”, avalia consultora do Centro de Orientação Fiscal Cenofisco, Myrian Quirino.

Continua depois da publicidade

Detalhes

Alguns detalhes devem ser levados em conta na hora desse pagamento. “O procedimento para o cálculo da segunda parcela é parecido com o da primeira. Trata-se de uma média dos salários de todos os meses do ano, lembrando que devem ser levados em conta o salário de dezembro e as variáveis ao longo do ano (hora extra e comissão), se houver”, explica.

O fato do mês de dezembro entrar na conta dificulta o processo, uma vez que o pagamento é dia 20, ou seja, geralmente antes do pagamento do salário. Entretanto, nesse caso, Myrian explica que é possível pagar a diferença até dia 10 de janeiro. Em muitos casos, porém, a diferença será para mais e o empregador poderá descontar o valor diretamente na folha de pagamentos.

Licença-maternidade e temporários

Funcionários temporários também devem receber um salário proporcional aos meses trabalhados.

Continua depois da publicidade

Já no que se refere à licença-maternidade, a lei estabelece a obrigação do pagamento do 13º salário ao funcionário afastado. “Porém, a empresa pode realizar um abatimento proporcional referente ao período de afastamento, ou seja, pode deduzir esse valor na GPS (Guia da Previdência Social)”.