Para reconquistar apoio, PT está de olho em empresário como vice de Lula em 2018

Segundo o Estadão, o nome mais cotado, segundo aliados do petista, é do empresário minério Josué Gomes da Silva, filho do ex-vice-presidente José Alencar

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem em entrevista à Reuters que o PT pode ter que escolher outro candidato à presidência. Contudo, ele segue com a sua pré-campanha a todo vapor e está até de olho em quem será o candidato a vice-presidente na sua chapa. 

Segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo, o nome mais cotado, segundo aliados do petista, é do empresário minério Josué Gomes da Silva. Presidente da Coteminas, Josué é filho do ex-vice-presidente José Alencar, eleito numa dobradinha com Lula em 2002 e 2006 e que morreu em março de 2011. No PT, a avaliação é de que Josué como candidato a vice pode ajudar Lula a reconquistar o apoio do empresariado. 

Segundo o o deputado federal Reginaldo Lopes, ex-presidente do PT mineiro, o ex-presidente e o empresário têm conversado sobre o assunto. Ele foi categórico: “o Josué vai ser o vice do Lula em 2018. Estive com os dois recentemente”.

Continua depois da publicidade

Josué é  filiado ao PMDB desde 2013 e, para viabilizar uma eventual candidatura a vice de Lula em 2018, teria de deixar o partido. O destino seria o PR, sigla à qual seu pai foi filiado quando se candidatou a vice-presidente e na qual se manteve durante todo o governo do petista. 

O PR é da base aliada do governo presidente Michel Temer, mas seus principais líderes, como o ex-deputado Valdemar Costa Neto (SP) e o atual presidente da sigla, o ex-senador Antonio Carlos Rodrigues (SP), têm boa relação com Lula. Segundo Rodrigues, o PR de Minas Gerais já convidou Josué para ingressar no partido. No Estado, porém, a ideia por enquanto é que o empresário seja candidato a governador. Procurado pelo jornal, Josué não quis se pronunciar sobre uma eventual candidatura no ano que vem. O Instituto Lula também não comentou o assunto.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.