Governo Temer é incomum: é muito impopular, mas bastante forte, diz cientista político

Rubens Figueiredo fala sobre o momento de extrema impopularidade da política e as dificuldades do atual governo de se comunicar com a população e atrair apoio para as reformas

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Em um momento em que a reforma política está entre os principais temas em discussão no Brasil, o UM BRASIL, parceiro de conteúdo do InfoMoney, entrevista o cientista político e consultor de marketing para campanhas eleitorais, Rubens Figueiredo.

Na conversa, ele fala sobre o momento de extrema impopularidade da política e as dificuldades do atual governo de se comunicar com a população e atrair apoio para as reformas. Figueiredo fala ainda sobre a continuidade da Lava Jato, o financiamento de campanha, o sistema eleitoral e o tamanho do Estado. Ele lembra ainda de que a situação no Brasil hoje é algo bastante incomum, em que o governo é bastante impopular, mas também muito forte.

Sobre a reforma da Previdência, ele afirma que o governo “vendeu” errado a ideia da proposta para a população. “O governo deveria ter vendido a reforma da Previdência como uma reforma que vai acabar com os privilégios das mega aposentadorias dos integrantes do setor público. Não foi isso que aconteceu”, diz.

Continua depois da publicidade

Figueiredo também comentou sobre a mudança da política: “existe uma ideia um pouco ingênua de que é possível substituir a classe política que está aí de uma hora para outra, isso não aconteceu em lugar nenhum do mundo e não vai acontecer aqui. Então a gente tem que ter bom senso para apoiar a Lava Jato e reformar nossas instituições políticas”.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.