Qual é o significado da ambígua declaração de independência da Catalunha?

Posição contraditória de Carles Puidgemont sintetiza o momento complexo pelo qual passa a Espanha e a armadilha que os separatistas armaram contra si

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – A confusa declaração de independência sucedida pela suspensão de seus efeitos práticos, feita pelo presidente catalão, Carles Puidgemont, pegou os espanhóis de surpresa e trouxe mais incertezas do que respostas ao novo capítulo da aguda crise separatista pela qual a região passa. Para a internacionalista espanhola Esther Solano, professora da Unifesp, o posicionamento ambíguo representa uma tentativa do líder da Catalunha de ganhar tempo e tentar uma negociação que não acontecerá com o governo espanhol.

“Ninguém esperava por isso. É uma jogada política que realmente não faz muito sentido. Ele está querendo ganhar tempo para que se dialogue. Mas não haverá negociação, é uma farsa política”, afirmou a especialista em conversa por telefone com o InfoMoney minutos após o anúncio da decisão. Para ela, não está claro quais serão os próximos capítulos da novela espanhola. Será preciso observar como reagirão os próprios catalães, assim como o governo central e as lideranças europeias.

De um lado, os separatistas catalães demandavam a declaração de independência espanhola após a a vitória do “sim” com 90% dos votos no referendo de 1º de outubro (mesmo que com participação de pouco mais de 42% do total de eleitores da região). Do outro, a pressão exercida pelo governo espanhol e pelo sistema internacional, que não reconheceriam eventual decisão unilateral do comando da Catalunha. No meio disso, uma decisão ambígua de Puidgemont sintetiza o momento complexo pelo qual passa a Espanha e a armadilha que os separatistas armaram contra si.

Continua depois da publicidade

“Ele tentou acenar para todo mundo, mas sem realmente acenar para ninguém”, observou Esther. No entendimento da professora, não havia saída possível e o separatismo catalão se colocou em um verdadeiro labirinto. O novo movimento do presidente da região autônoma buscava ganhar tempo e transferir a responsabilidade ao governo espanhol. Na prática, a declaração de independência acompanhada de sua suspensão manteve alguma expectativa de ação mais efetiva no futuro e ao mesmo tempo passou a vez ao primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, no xadrez político travado entre as forças. Como efeito prático, contudo, Puidgemont, além de trazer maior insegurança institucional, provocou revolta dos separatistas com a ação mais comedida em meio ao acirramento da disputa.

Para a internacionalista, não está claro quais serão os próximos episódios da crise separatista na Espanha. Se por um lado a constituição do país prevê punições a iniciativas emancipatórias, por outro, a suspensão da medida embaralha as cartas. O governo central interpretará as movimentações catalãs como um efetivo anúncio de independência? Soma-se a isso o ambiente social mais esgarçado, com demonstração de forças dos dois lados dentro da Catalunha — separatistas e adeptos à permanência sob controle da Espanha.

Além disso, a transferência das sedes fiscais de grandes empresas da região também mexe com os nervos da população. Os nacionalistas mais radicais ignoram tais iniciativas enquanto os mais moderados começam a se preocupar com a fuga de capitais e os efeitos práticos de uma movimentação que pode já ter ido longe demais.

Continua depois da publicidade

“A Espanha vive uma situação superinédita”, observou Esther Solano. Arrastar a situação pode levar a crise a um nível de degradação ainda maior. Mas tudo isso vai depender de como reagirão as lideranças separatistas e, principalmente, o primeiro-ministro Rajoy. A bola está com ele agora.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.