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SÃO PAULO – De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV), Alberto Ogata, formar amizades no ambiente de trabalho podem trazer conseqüências positivas.
Para ele, a integração traz um clima prazeroso e descontraído que facilita o convívio, propicia o engajamento da equipe e, conseqüentemente, aumenta a produtividade do profissional.
Cuidados
Mas, depois de formada a relação, o profissional deve tomar cuidado. “O importante é dosar a influência dessa amizade na vida profissional. É imprescindível maturidade para não misturar assuntos do ambiente profissional aos de âmbito pessoal”, disse.
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Além disso, segundo Ogata, a amizade não deve ser confundida com benefício profissional quando envolver subordinado e líder. Para facilitar, neste caso, ele indica que assuntos da empresa somente sejam tratados nela, e os de âmbito pessoal, fora do horário de trabalho.
Ambiente agradável
Mesmo que não seja possível se tornar amigo de um colega de trabalho, ter uma relação boa é imprescindível. Por isto, Ogata dá as seguintes dicas:
- Evite falar da vida pessoal no expediente, bem como não leve problemas de casa para o trabalho;
- Seja educado e fale sempre obrigada. Diga “oi” quando chegar e se despeça ao ir embora;
- Por fim, em programas informais, não fale somente de assuntos profissionais nem sobre pessoas da empresa, o que se transformará em fofoca.