Qual é a palavra predileta do seu candidato? Estas imagens respondem

Uma análise da XP Política destacou os termos que os principais concorrentes à presidência dizem quando discursam por 25 minutos ininterruptos

Fredy Alexandrakis

Publicidade

SÃO PAULO – Quem acompanha discursos de políticos, em especial às vésperas de eleições, sem dúvida consegue perceber alguns motes recorrentes nas falas de cada um. Meio aos chavões repetidos, seria possível identificar um pré-candidato à presidência somente a partir de suas palavras mais usadas? Qual é a palavra “preferida” de cada candidato?

Uma análise da XP Política dá um sinal da resposta ao destacar os termos que os principais concorrentes disseram em um discurso de 25 minutos durante o evento organizado nesta quarta-feira (4) pela CNI (Confederação Nacional das Indústrias). Foram avaliados Geraldo Alckmin (PSDB), Jair Bolsonaro (PSL), Marina Silva (Rede), Henrique Meirelles (MDB), Ciro Gomes (PDT) e Álvaro Dias (Podemos).

Todos eles tiveram um tempo de exatos 51 minutos frente à plateia de milhares de empresários, com os 25 iniciais reservados a um discurso em que apresentaram suas propostas.

Continua depois da publicidade

O áudio desses discursos foi coletado e, por meio de um software de transcrição, pôde-se apontar as palavras que cada um dos seis proferiu com mais frequência. Os gráficos abaixo reúnem esses termos, e o tamanho da fonte indica o grau de repetição da palavra: quanto maior, mais vezes revisitada.

Só de bater o olho, é possível perceber como todos os candidatos recorrem muito a palavras como “Brasil” e “país”: foram as mais faladas por todos, com exceção de Henrique Meirelles, que usou mais o termo “economia”. O caso mais ambíguo foi o de Alckmin, que também menciona o “mundo” com bastante frequência.

Bolsonaro revela sua veia religiosa com menção de “Deus” e do “Senhor”, enquanto outros resultados marcam pela surpresa: talvez não se esperasse o “Mujica” na fala do deputado, ou “governocento” no discurso de Alckmin. 

Continua depois da publicidade

Confira abaixo os destaques das falas de cada pré-candidato, clicando na imagem para ampliá-la:

Quer investir melhor o seu dinheiro? Abra uma conta na XP.