Substituição de Lula por Haddad será feita em Curitiba, no limite do prazo do TSE, diz jornal

De acordo com a coluna Painel, do jornal Folha de S.Paulo, a decisão foi confirmada durante a conversa entre os dois petistas na última segunda-feira

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – A substituição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por Fernando Haddad no comando da chapa petista para a disputa pelo Palácio do Planalto já tem dia e local para acontecer. Segundo a coluna Painel, do jornal Folha de S.Paulo, o anúncio de Haddad será feito em Curitiba, onde Lula está preso há quase cinco meses por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no dia 11 de setembro.

Leia também: Por que Lula ainda não foi substituído por Haddad na eleição?

De acordo com o jornal, a decisão foi confirmada durante a conversa entre os dois petistas, na última segunda-feira (3), dois dias após o plenário do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) indeferir pedido de registro de candidatura apresentado por Lula, ancorado na Lei da Ficha Limpa. Embora ainda caibam recursos, os ministros decidiram impedir que o ex-presidente fosse apresentado candidato nas propagandas do partido no rádio e na televisão.

Continua depois da publicidade

Havia uma expectativa de que a substituição ocorresse ainda nesta semana, sem que o prazo de dez dias dado pelo TSE fosse inteiramente explorado pelo PT. O partido, porém, decidiu entrar com recursos no STF (Supremo Tribunal Federal) e na ONU (Organização das Nações Unidas). A movimentação busca sinalizar ao eleitorado lulista que o partido não abandonou seu maior líder.

O atraso na troca do “plano A” para o “plano B” preocupa aliados de Haddad, que temem que a falta de tempo atrapalhe na transferência de votos. Segundo pesquisa Datafolha, realizada nos dias 20 e 21 de agosto, Lula tem 39% das intenções de voto no cenário em que sua candidatura é considerada. Na sua ausência, Haddad recebe apoio de 4% dos eleitores.

De acordo com levantamento XP/Ipespe, feito entre 27 e 29 de agosto, Haddad tem 13% das intenções de voto quando seu nome é associado à informação de que seria o candidato apoiado por Lula. O desempenho indica uma transferência de apenas 32% dos votos do ex-presidente.

Continua depois da publicidade

Segundo a coluna Painel, petistas já começaram a convocação para o ato em Curitiba. Governadores e quadros do PT e do PCdoB, partido de Manuela d’Ávila, que deve assumir a vice na chapa quando a candidatura de Lula for retirada, já teriam sido avisados. Há expectativas de uma primeira agenda conjunta da nova chapa no Rio Grande do Sul.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.