Ofertas locais caem 8,4% até agosto com recuo de emissões de renda fixa, diz Anbima

Volume de ofertas locais somou R$ 77 bilhões neste ano até agosto, segundo dados da Anbima

Reuters

Publicidade

O volume de ofertas locais somou 77 bilhões de reais neste ano até agosto, queda de 8,4 por cento em comparação com o mesmo período do ano passado, impactado negativamente pela queda de 21 por cento nas captações por meio de títulos de renda fixa, segundo dados da Anbima divulgados nesta sexta-feira.

Apesar do mercado fraco para ofertas de ações neste ano, com apenas sete ofertas iniciais (IPOs) realizados até o momento, este segmento apresenta avanço de 80 por cento na comparação com o ano passado, quando apenas três IPOs ocorreram entre janeiro e agosto.

Em volume, as ofertas de ações neste ano somaram 18,7 bilhões de reais, sendo 15,8 bilhões em IPOs e 2,8 bilhões em ofertas subsequentes (follow ons). No ano passado até agosto, foram 10,3 bilhões de reais em ofertas, com 4,3 bilhões de reais em IPOs e 5,9 bilhões de reais em follow ons.

Continua depois da publicidade

Em agosto deste ano, não ocorreu nenhuma oferta de ações, mas existem sete ofertas em análise: Ouro Verde Locação e Serviço, Tupy, Unidas, Cambuci, Sascar Participações, Ser Educacional e Gaec Educação, informou a Anbima.

Nos primeiros oito meses de 2013, as emissões de renda fixa somaram 58,3 bilhões de reais, sendo a maior parte (41 bilhões de reais) referente a emissões de debêntures. Cerca de 12 bilhões de reais corresponde a notas promissórias; 3 bilhões de reais a FIDCs e 2 bilhões de reais a CRIs.

No mercado internacional, apesar do cenário de volatilidade, foi realizada uma grande operação com títulos de dívida em agosto, da Odebrecht Óleo e Gás, com volume de 1,7 bilhão de dólares. Entre janeiro e agosto, foram 27,8 bilhões de dólares em captações externas, abaixo dos 32,7 bilhões captados no mesmo intervalo de 2012.