Lucro da Alcoa supera expectativa de analistas no 3º trimestre

Os resultados foram impulsionados pelo segmento de produtos de engenharia, que vende itens como rodas e partes de aeronaves

Reuters

Detalhe de chapa de alumínio

Publicidade

A produtora de alumínio Alcoa divulgou lucro superior ao esperado para o terceiro trimestre nesta terça-feira, mesmo praticando preços menores, ajudada em parte pelo negócio de alto valor agregado e por ganhos de produtividade.

Os resultados foram impulsionados pelo segmento de produtos de engenharia, que vende itens como rodas e partes de aeronaves.

Mas os resultados operacionais também melhoraram no segmento de alumínio primário, graças a ganhos de produtividade. O lucro operacional depois de impostos foi de 8 milhões de dólares neste segmento, ante perda de 14 milhões de dólares um ano antes.

Continua depois da publicidade

O lucro líquido atribuível à Alcoa foi de 24 milhões de dólares, ou 2 centavos de dólar por ação, ante prejuízo de 143 milhões, ou 13 centavos, um ano antes. As vendas caíram de 5,83 bilhões de dólares para 5,77 bilhões de dólares.

Excluindo custos de reestruturação e outros itens especiais, o lucro subiu para 120 milhões de dólares, ou 11 centavos por ação, ante 32 milhões de dólares, ou 3 centavos.

Analistas, em média, esperavam lucro de 5 centavos de dólar por ação, de acordo com a Thomson Reuters I/B/E/S.