BCE fará o necessário para o euro sobreviver, diz Mersch

"Novas turbulências não podem ser descartadas, mas estou confiante de que nós, no BCE, faremos tudo o que for necessário para o euro ter uma vida longa e próspera", disse a autoridade

Reuters

Publicidade

LUXEMBURGO – O Banco Central Europeu (BCE) vai fazer “tudo o que for necessário” para o euro sobreviver, disse nesta segunda-feira a autoridade do BCE Yves Mersch, embora tenha sido cauteloso ao enfatizar os limites da política monetária.

Em um discurso intitulado “O euro e o BCE: perspectivas e desafios à frente”, Mersch disse que é essencial para a Europa completar a união bancária e adotar novas medidas para a união fiscal, com um pouco de união política, para complementar o papel do BCE.

“Novas turbulências não podem ser descartadas”, disse ele sobre a zona euro em texto do discurso a ser feito em Luxemburgo. “Mas estou confiante de que nós, no BCE, faremos tudo o que for necessário para o euro ter uma vida longa e próspera”.

Continua depois da publicidade

“Depois de anos muito difíceis de adaptação e desenvolvimento institucional renovado, o euro vai ficar sobre bases sólidas e emergir mais forte, desde que todos da família de acionistas atuem conforme as suas responsabilidades”, acrescentou.

O BCE quer que os governos resolvam problemas de orçamento e de perda de competitividade na crise da dívida do bloco de 17 países.

A autoridade monetária deve assumir a responsabilidade de “evitar um Armageddon” e suas medidas poderiam dar fôlego para as reformas, mas não substituí-las, disse Mersch, alertando para “consequências adversas no longo prazo resultado de apoio de curto prazo.”

Continua depois da publicidade

Mersch, membro do Conselho Executivo que forma o núcleo de formulação de políticas do Conselho Diretor do BCE, fez os comentários depois de o BCE reduzir as taxas de juros pela primeira vez em 10 meses na quinta-feira.